Todo ciclo que se encerra, abre a porta para outro movimento.
--
O meu nome é Cristina e eu sou curadora da Exposição Fotográfica dos Finalistas do Instituto Português de Fotografia — Curso Profissional, ano 2020/22.
Sou também fotógrafa, designer, mas além disso tudo eu sou professora.
Em 2024 eu completo 20 anos como professora, e até hoje entrar numa sala de aula, conhecer a turma pela primeira vez é sempre um desafio.
Assim como provavelmente foi um desafio pra cada um e cada uma desses agora fotógrafos e fotógrafas tomar a decisão de ingressar profissionalmente numa área artística.
Há pouco mais de 2 anos, estavam eles e elas entrando na sala de aula do Instituto Português de Fotografia pela primeira vez. Na sua maioria eram tímidos e tímidas, quanto mais desapercebidos passassem em sala de aula melhor. Algumas pessoas já traziam bagagem de outras formações, visões sólidas de vida, outras vinham com a sua mala por preencher. E todas estas realidades são valiosas.
Uma coisa é certa; todos e todas traziam consigo o desejo de transformação, de fazer algo novo, desafiador, mesmo que não se dessem conta disso.
Aos poucos foram encontrando um caminho de expressão, pra falar da forma como enxergam o mundo, pra levar mais longe assuntos importantes e vitais de uma vida em sociedade, ou pra transformar emoções em um objeto observável que é a Fotografia.
Hoje pudemos ver representadas na Casa das Artes no Porto, 14 histórias, 14 trajetórias, que começaram naquele primeiro dia de aula, em que tímidos e tímidas eles e elas nem imaginavam aonde poderiam chegar.
E o melhor de tudo é que continuam sem ter certezas de onde é que podem chegar, porque é justamente essa a graça da jornada. Afinal o que importa é o caminho, não é mesmo?
Mas como é importante assinalar marcos e fechar ciclos, que esse dia 7 de janeiro de 2023 marque um novo começo, agora mais maduro, com menos timidez mais ousadia e muita curiosidade.
E que nunca vos falte inspiração para continuar estudando, auto amor para que não falte acolhimento nos momentos mais difíceis e alegria para entender a importância de celebrar.
E hoje é dia de celebração.
Sucesso e muito amor pra todos e todas vocês.
Obrigada.
Cristina
A exposição está aberta ao público na Casa das Artes do Porto de 7/1 a 4/2 no seguinte horário:
Segunda: 14:30h — 18:30h
Terça a Sexta: 10h — 12:15h e 14:30h — 18:30h
Sábado: 14:30h — 20:45h
Domingo: 14:30h — 18:45h