A Primavera, a Arte e como tudo isso nos inspira.

Coleção Botânica 2021 ©cristina dantas

Aguardo a chegada da Primavera com alguma excitação, devo confessar. Talvez isso se deva ao fato de eu ter nascido nesta estação ou porque depois de mais de 20 anos vivendo no hemisfério norte, a chegada da Primavera anuncia uma trégua nos dias mais frios, curtos e escuros.

É quando tudo parece ganhar outra luz e nos faz lembrar, uma vez mais, da finitude de tudo, do caráter transitório de absolutamente tudo nesta vida. A nossa disposição para vida também começa a aflorar de uma maneira mais significativa como se estivéssemos saindo de um período de mais recolhimento para a expansão. Ficamos com uma disposição maior para viver mais para fora do que para dentro e embora ainda frescos, os primeiros raios de sol mais duradouros nos convidam a ação.

Acima de tudo, faz-nos lembrar que somos criativas e que a vida merece ser vivida plenamente com apreciação e aceitação.

Partilho aqui três das fotografias que fiz com inspiração direta no trabalho dos mestres da Natureza Morta, Karl Blossfeldt, Arnold Newman e Robert Mapplethorpe. Apreciar a beleza das formas, das cores que trazem sentido à nossa existência e nos conecta com algo bem maior do que aquilo que conseguimos ver é um dos conceitos estabelecidos para este trabalho que intitulo de “Coleção Botânica”.

Muitos artistas pintaram, filmaram e fotografaram a Primavera. A despeito de 2020 ter sido um ano assustador e inédito para tantos de nós, a Royal Academy of Arts do Reino Unido inaugurou em maio de 2021 uma belíssima exposição de David Hockney, intitulada “ The Arrival of Spring, Normandy, 2020” que fica patente para visitação até setembro de 2021.

Como a própria Royal Academy of Arts propõe, se ainda não conseguiu visitar pessoalmente a exposição de David Hockney, fica aqui a sua chance de vivenciá-la em casa. Faça uma xícara de chá bem gostoso, aperte o play do vídeo e aproveite a chegada da Primavera pelos olhos de Hockney.

🫀sou designer gráfico, fotógrafa, professora de fotografia e design, arteira por natureza. 🧘🏻‍♀️ instrutora de meditação e terapeuta de som.